Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de março de 2014

pregação culto infantil (pascoa)

achei essa ideia no blog:
http://missionariosdaalegria-andreia.blogspot.com.br/
amei tudo que vi!
espero que vocês visitem esse blog e veja como essa irmã é dedicada

Para o professor ou líder
Andréia M. Duarte
Esta festa que estou postando é para ser usada em comemoração a páscoa. Pode ser em um culto especial , ou em uma tarde alegre ou na E.B.D .Basta adaptar algumas coisas .
 Há algumas controvérsias no meio evangélico quanto à comemoração ou não da páscoa, alguns acham que não se deve comemorá-la por ser uma festa comercial para se vender ovos de chocolate por exemplo. Outros, sabendo do real significado da páscoa dizem que esta comemoração é uma comemoração do povo judeu.
A minha opinião a páscoa deve ser lembrada e ensinada para as crianças, por se tratar de uma passagem muito especial para o povo de Israel que estava escravizado no Egito, e antecedendo a saída do Egito,  foi-se instituído por Deus a Páscoa.
Na ocasião esta páscoa significava a libertação do povo hebreu, mas tinha um significado maior que é o sacrifício de Jesus que aconteceria para libertar toda a humanidade do pecado.
Vejo na páscoa uma grande oportunidade de ensinar as crianças sobre a morte de Jesus e também sobre a libertação de Israel do Egito.
Procure aprender mais sobre a páscoa bíblica e também sobre a morte de Jesus e os símbolos da páscoa. Não atemorize as crianças quanto ao ovo de páscoa, não vejo pecado em criança comer chocolate, ensine a elas que o ovo significa vida, nascimento, e coelho fertilidade, ou seja, nascimento também, mas coelho não poe ovos e que o ovo de páscoa foi inventado para que as pessoas comprassem o chocolate. Que tudo isso é para se ganhar dinheiro embora utilizem para isso uma data tão importante .Eu prefiro usar a ovelhinha como símbolo do que o coelho , pois a ovelha vai remeter para o sacrifício de Jesus que como disse Isaías foi como ovelha muda que Jesus foi levado a matança ou sacrifício .
É muito importante na páscoa explicar como ela começou, leia
Êxodo no cap.12 como Deus instituiu a páscoa. Na palavra para o aluno (veja mais abaixo) Vou explicar melhor como foi instituída a páscoa .
Versículo. 1 Co 5;7 Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.


***Decoração***

fiz essas ovelhinhas e coloquei como painel ficou muito legal!





fiz essa ovelhinha de balão para decorar





Cercadinho de ovelhas

essa painel achei interessante apesar de não ter usado ainda




***Máscara***

Pode imprimi-la em cartolina ou papel cartão.















Aqui a máscara foi concluída. 
Coloquei uma maquiagem nas bochechas e uns cílios na parte dos olhos. 
Os dois laços são opcionais; na verdade eu gostei de somente um laço na ovelha.
Para segurar o elástico usei cola quente. 
Você pode fazer os furinhos e amarrar. 
É (muuuuuuito) mais prático.




***Lembrancinhas***

Cartãozinho para por na lembrancinha.










 Marcador de Bíblia














Figuras para cabeça de lápis ou lembrancinhas 






uma opção de lembrancinha pra quem não  muito tem dinheiro pra gastar







essa é feita de bolinhas de isopor


***Convite.***

Abaixo desenhei um modelinho de convite. Faça uma boa quantidade, imprima em papel mais durinho, pode ser até em cartolina, basta cortar a folha do tamanho do papel ofício e colocar na impressora.
Dê as crianças para que elas convidem seus amiguinhos.






















Palavra para as crianças
Andréia M. Duarte

Que legal chegou a Páscoa!Quando você ouve o nome Páscoa, o que vem em sua mente? Acho que são ovos de chocolate, estou certa?
Na nossa cabeça quando criança a Páscoa está relacionada só a ovos de chocolate.
Mas será que a Páscoa só significa ovos de chocolate? Claro que não.
Hoje vamos aprender o que é realmente a Páscoa, e que ela representa algo muito, muito importante.
O povo de Israel há muito tempo eram escravos no Egito,        Eles sonhavam com a liberdade. Um dia nasceu um menino que seria o libertador de Israel, o nome dele era Moisés, sim aquele que foi achado em um cestinho no rio e que foi criado pela filha de Faraó.
Quando Moisés cresceu, Deus falou com ele que ele seria o libertador de Israel.Moises teve que enfrentar Faraó, e conseguiu, Faraó depois de muita luta deixou Israel ir.
Mas o que todas estas coisas têm haver com a Páscoa?     Muita coisa.
Quando Fará deixou o povo partir, Deus manda que o povo faça uma festa cada um em sua casa, para marcar na mente deles aqueles dias. Esta festa deveria ser um da antes da partida deles do Egito. Está festa não era uma festa qualquer .Era a primeira Páscoa .Agora veja como ela era diferente da páscoa que comemoramos hoje e porque ela tem tudo haver com Jesus .Para a festa Deus deu algumas regras para serem seguidas
 Deveriam comer:
Pães asmos, sem fermento para que lembrasse que tinham saído às pressas do Egito, se o pão tivesse sido fermentado eles iram ter que primeiro esperar o pão crescer para só então assá-lo.
Ervas amarga, Seria uma lembrança dos dias que passaram no deserto e de como sofreram para chegar à terra prometida.
Ovelha sem defeito ou mancha e o sangue dessa ovelha deveria ser passado nos umbrais da porta, aquela madeirinha que fica em volta da porta, pois à noite o anjo do Senhor passaria e mataria todos os primogênitos (Primeiro filho) dos egípcios, mas quem tinha o sangue na porta da casa seria poupados
 Assim deveria ser celebrada a páscoa.
 Tudo simbolizava o sacrifício de Jesus veja só.
 O Egito simboliza o mundo 
Jesus veio para nos libertar do mundo
 A ovelha simboliza Jesus, A Bíblia diz que Ele foi levado ao sacrifício como uma ovelha. O sangue da ovelha na porta significa a salvação que o sangue de Jesus nos dá .
 Assim como a ovelha não tinha defeito ou mancha, também a Bíblia diz que Jesus não tinha defeito nem mancha
As ervas amargas, significava o sofrimento de Jesus, tanto que quando Jesus estava na cruz ele pediu água e lhe deram vinagre com fel o fel amarga muito.
O pão sem fermento. Significa Sem pecado sem contaminação
Jesus foi morto por nós e ressuscitou no domingo de Páscoa.
Entendera como a Páscoa tem um lindo significado? Que é a morte e ressurreição de Jesus?
Ele nos deu liberdade.
A Páscoa para nós deve ser lembrança como algo muito maravilhoso, Jesus morreu por nós, mas não ficou morto Ele ressuscitou para nos dar liberdade.
Hoje não comemos ervas amargas e nem pão sem fermento como os judeus, pois esse era um ritual para eles, mas nem por isso nos esquecemos de como Jesus sofreu por nós.
E o ovo de Páscoa? Essa sim é uma invenção, pois como o dentro do ovo nasce o pintinho que é uma vida, então se usava dar ovos de presente na Páscoa, ai, resolveram fazê-los de chocolate e vender os ovos para lugar com a Páscoa, assim como no Natal inventaram o Papai Noel só para ganhar dinheiro. Também foi uma estratégia de satanás para que as crianças não aprendam sobre o que é realmente a Páscoa mas fiquem de olho no ovo de Páscoa que é uma delícia!
Mas devo comer ovos de Páscoa?Pode sim só não pode é comer muito, pois engorda e dá dor de barriga, mas quando voc.\ê ver um ovo de Páscoa lembre-se que aquele ovo não é a Páscoa, mas sim a linda história de como Deus libertou o povo de Israel do Egito e de como Jesus morreu por nós e ressuscitou para nos dar o grande presente da Salvação.
Então feliz Páscoa e que Deus sempre te abençoe.           
História

Esta história pode ser contada com fantoches ou ser usada para uma apresentação teatral



A Páscoa do coelho Pompom e da ovelha Nanda

Coelho Pompom-Que legal chegou a Páscoa!E uma correria. Crianças vocês gostam de ovos de páscoa? Pois é, todo mundo lembra-se de mim na páscoa, afinal eu sou o cara, o coelho mais querido, meus ovos de páscoa são uma delícia!
Ovelhinha Nanda - Oi coelho Pompom, apareceu! Você estava sumido, a ultima vez que te vi foi...  
   Coelho Pompom- Na páscoa passada ora, eu sou o coelhinho Pompom, sou o coelhinho da páscoa. É por isso que eu apareço na páscoa, sem coelho não tem páscoa 
Ovelhinha Nanda-Sem coelho não tem páscoa? Quem te disse que para comemorar a páscoa temos que ter coelho?
   Coelho Pompom- Você é ovelha, só come capim, é por isso que não sabe, mas na páscoa as crianças comem ovos de chocolates e eu sou o coelho dos ovos de chocolate.
   Ovelhinha Nanda- Você bota ovos de chocolate?    
   Coelho Pompom- Não, claro que não. Os ovos de chocolate foi apenas uma invenção, pois há muito tempo atrás as pessoas davam ovos de galinha de presente na páscoa e ai alguém teve a ideia de fazer ovos de chocolate para presentear na páscoa. Então a páscoa é o dia de se dar de presente ovos de chocolate. Que delícia!
   Ovelhinha Nanda- Mas coelho, você sabe o que significa realmente a páscoa e porque a comemoramos?
  Coelho Pompom-           Bom... Pra mim a páscoa é só o dia de comermos ovos de chocolate e o meu dia , o dia do coelho de ovos de chocolate .
   Ovelhinha Nanda- Pois a páscoa é muito mais que isso, ela tem dois significados.
  Coelho Pompom-Como assim?
  Ovelhinha Nanda- A Bíblia conta a historiada primeira páscoa. Existia um povo que Deus escolheu, este povo estava escravo de um rei egípcio, um faraó muito mal que fazia com que o povo trabalhasse muito, eles eram escravos lá no Egito.
Um dia Deus preparou uma pessoa para libertar este povo. O nome dessa pessoa era Moisés . O Faraó não quis deixar o povo ir embora das suas terras, Deus então enviou várias pragas, como por exemplo, ouve uma praga de rãs, onde as rãs invadiram todo o reino de Faraó. Deus enviou  nove pragas , restava apenas uma . Quando Faraó viu que aquele povo era mesmo povo de Deus ele os deixou ir.
Coelho Pompom-Que bom, assim o povo não ia mais sofrer, mas o que isso tem haver com a páscoa?
 Ovelhinha Nanda- Escute bem, Deus disse para o povo que antes deles saírem deveriam fazer uma festa. Nesta festa eles deveriam matar uma ovelha para comer , também comer pães sem fermento , e ervas bem amargas .Eles deveriam pegar um pouco do sangue da ovelha e passar nos  portais da porta . Pois isso marcaria a casa de quem realmente servia a Deus. Lembra que eu disse que Deus havia enviado dez pragas, mas só nove tinham se cumprido? A décima praga seria a morte dos primogênito de cada família, a noite um anjo ia passar por todo o Egito e iria matar todos os primogênitos dos egípcios só quem estivesse com o sangue da ovelha passada na porta é que iria se salvar, pois era um sinal de que a pessoa obedecia a Deus.
Coelho Pompom- Nossa, mas porque eles deveriam comer pão sem fermento e também ervas amarga?
 Ovelhinha Nanda- Isso tudo tinha um simbolismo, eles deveriam comer ervas amargas para lembrar o sofrimento que teriam durante a fuga do Egito até chegar à terra que Deus ia dar pra eles.
Coelho Pompom-E o pão sem fermento?
 Ovelhinha Nanda- O pão sem fermento era pra eles lembrarem que saíram apressados do Egito, pois se colocasse fermento no pão ainda para crescer ia demorar muito. Eles tinham sempre que lembrar   do livramento que Deus deu a eles .
Coelho Pompom- Mas ainda não entendi o que esta historia que você está contando tem haver com a páscoa.
Ovelhinha Nanda- Pois saiba que após Deus ter ordenado a Moises todas estas coisas ele disse que aquela festa seria chamada Páscoa.Mas a história não termina ai. A páscoa tem um significado muito, muito mais especial.
Coelho Pompom-Agora vai chegar aos ovos de chocolate?
Ovelhinha Nanda- A Páscoa também é símbolo da morte e ressurreição de Jesus. Você lembra que eu disse que uma ovelha tinha que ser sacrificada? Jesus foi sacrificado por nós , para nos dar a vida . A ovelhinha do sacrifício tinha que ser branquinha, sem uma manchinha e se nenhum defeito. Jesus também era perfeito não tinha nenhuma manchinha de pecado .
Lembra que o povo tinha que comer erva amargas? Jesus também bebeu fel que é muito amargo com vinagre lá na cruz.
Coelho Pompom-Como Jesus sofreu!Que pena que Ele morreu.
Ovelhinha Nanda- Ele morreu sim, mas ressuscitou.
Coelho Pompom-Que legal!Então por isso que a páscoa é um dia tão alegre?
Ovelhinha Nanda-Isso mesmo, na páscoa devemos louvar a Jesus e agradecê-lo por ter morrido por todos nós.
Coelho Pompom-Eu está até envergonhado, eu achei que a páscoa era o meu dia, e o dia dos ovos de páscoa, de se comprar e comer muito chocolate, mas na verdade a páscoa é um dia festivo de comemorar Jesus.
Ovelhinha Nanda-Olha Coelhinho não é que seja errado comer ovos de chocolate, nós não podemos e deixar de lado o verdadeiro significado da páscoa.
Coelho Pompom- Concordo plenamente com você, a páscoa é muito mais importante do que eu imaginava. É o dia de nós agradecermos a Deus por tudo, e a Jesus por ter morrido por todas as criancinhas e ressuscitado.
Ovelhinha Nanda-Muito bem, a páscoa não é nem do coelho e nem da ovelha. A Páscoa é de Jesus !Agora acho melhor ir correndo para a minha casa.
Coelho Pompom - Comer ovos de chocolate?
Ovelhinha Nanda- Claro que não. Você mesmo disse que ovelha come capim , então lá em casa tem um capim verdinho só esperando por mim .
Coelho Pompom-E eu acho que vou pra casa comer minha cenoura. Que delícia , pelo menos não dá dor de barriga .
(Se despedem das crianças)

musica

vi esse vídeo e fiz uma coreografia com meus pequenos sobre a pascoa ficou ótimo!



2 comentários:

[Responder comentário]
Tânia disse...

Gostei da forma que contou a historinha. Obrigada por compartilhar.

[Responder comentário]
Share disse...

Amei <3